11/05/2009

Penetração intratubular de diferentes cimentos endodônticos analisados em microscopia confocal de varredura laser.

Posted in Obturação às 23:07 por endodontiafob

Objetivo Comparar a profundidade de penetração dos seladores dentro dos túbulos dentinários de dentes obturados com diferentes cimentos endodônticos.

Metodologia Os canais de 30 dentes uniradiculados foram instrumentados até a lima K-file #50 e irrigados com hipoclorito de sódio 1% . Depois do tratamento os canais foram irrigados com EDTA 17% por 3 min. Os dentes foram divididos em três grupos de 10. Os cimentos avaliados foram: Sealer 26, Sealapex, e GutaFlow. Os cimentos foram misturados com 0.01% de Rodamina B para avaliar sua penetração nos túbulos dentinários utilizando um microscópio confocal de varredura a laser. Os canais foram obturados usando a técnica de condensação lateral. A raizes foram seccionadas transversalmente com a maquina Isomet a 3 e 5 mm do ápice.  A profundidade de penetração dos cimentos dentro dos túbulos dentinários foi analisada usando 10x, 40x, 63x e 63x com Zoom 4.

Resultados. As médias de penetração nos túbulos dentinários a 3mm de maior a menor foram: Sealer 26, Sealapex, GutaFlow  e ao nível de 5mm foram: Sealer 26, Sealapex, Guttaflow. Aos níveis de 3mm e 5mm o teste Anova-Tukey mostrou diferença significativa (p<0.01) entre os cimentos avaliados. O Sealapex mostrou maior profundidade de penetração intratubular em comparação com  Sealer 26 e GutaFlow (p<0.01). Não houve diferenças estatísticas significativas entre os cimentos GutaFlow e Sealer 26 (p>0.05). A penetração intratubular dos cimentos aumentou significativamente no nível de 5mm em comparação a 3mm.

Conclusão. O Sealapex monstrou maior profundidade de penetração em comparação ao Sealer 26 e GutaFlow.

Imagen1

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: